Como usar elementos vazados na arquitetura residencial

Permeabilidade visual, ventilação e forte apelo identitário, os elementos vazados têm cada vez mais encontrado seu lugar na arquitetura contemporânea. Seja em grandes edifícios ou em pequenas residências, aparecem de diversas formas, materiais e composições, ajudando a determinar o grau de interação entre o espaço interior e exterior. Esse artifício em uma construção residencial é uma ferramenta importante para garantir privacidade e intimidade, sem perder a possibilidade de conexões com o exterior e ventilação natural. 

Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 2 de 21Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 3 de 21Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 4 de 21Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 5 de 21Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Mais Imagens+ 16

Conhecidos como cobogós, muxarabis, celosias e muitos outros nomes e variações, os elementos vazados têm ganhado destaque na arquitetura contemporânea, principalmente em lugares tropicais e quentes, ao mesmo tempo que também têm aparecido em novas e distintas variações em fachadas, coberturas e detalhes em diversos tipos de materiais e formatos. Na arquitetura residencial os elementos vazados têm criado ambientes singulares que integram luz, sombra e ventilação natural com a necessidade de privacidade e permeabilidade visual. 

Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 21 de 21
Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS. Image © Prasanth Mohan, Running Studios

Uma das formas mais tradicionais de se usar estes elementos está na combinação de peças vazadas, conhecidas como cobogós, para formar uma parede de vedação. Essa peça pode ser de cerâmica como na Casa Cubo de Ruby do Srijit Srinivas - ARCHITECTS, na Casa Alegre de RAWI Arquitetura + Design e os Apartamentos Bugambilias do Taller Mexicano de Arquitectura, ou ainda pode ser de cimento, como no caso da Casa Breeze Blocks por Tamara Wibowo Architects, Casa Gabriela do TACO taller de arquitectura contextual ou da Casa-ateliê da Vila Charlote por grupoDEArquitetura, que acrescentou cores aos blocos de concreto vazados.

Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 15 de 21
Casa-ateliê da Vila Charlote / grupoDEArquitetura. Image © Pedro Kok
Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 16 de 21
Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa

Uma outra forma também tradicional de incluir elementos vazados é a reprodução dos muxarabis em uma leitura mais modernizada, como é o caso da Casa Um por Fábrica Móvil, Casa 00 por andreaponsarquitectura ou da Casa Iguana da OBRA BLANCA. Nas duas primeiras o grande painel de muxarabi é feito em cerâmica, enquanto que na última é feito de cimento. Em todos os casos, aparecem em escala ampliada se comparada aos tradicionais e antigos muxarabis que vedavam as janelas e portas da arquitetura árabe. Ao mesmo tempo, também é possível reproduzir essa prática tradicional de maneira mais contemporânea, como é o caso da Casa Teviot do Casa100 Arquitetura.

Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 13 de 21
Casa 00 / andreaponsarquitectura. Image © Mariela Apollonio

Para além das releituras e adaptações de cobogós e muxarabis, conseguir a permeabilidade visual também tem sido possível a partir da combinação de outros elementos construtivos. Em alguns casos, cria-se um elemento para esse tipo de sombreamento e permeabilidade, como na Casa Awrawikara de andramatin, em que o brise é um elemento de madeira e vazado.

Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 6 de 21
Casa Awrawikara / andramatin. Image © Mario Wibowo

Em outros casos, aproveita-se o elemento construtivo sem passar por grandes transformações, alterando a forma de fixá-lo. Exemplos disso são a Casa Smith-Clementi por Rios Clementi Hale Studios e a Casa Pilará de Besonias Almeida Arquitectos, nas quais se usa tábuas de madeira para fazer uma composição vazada na fachada. Já na Casa Elora do Atelier Bertiga e no Edifício Arghavans de Alidoost & partners o mesmo acontece a partir da alteração da forma de fixação do tijolo comum maciço.

Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 2 de 21
Casa Smith-Clementi / Rios Clementi Hale Studios. Image © Undine Pröhl
Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 9 de 21
Casa Elora / Atelier Bertiga. Image © Ernest Theofilus

O elemento vazado é marcante nas fachadas e portanto serve como importante ferramenta de identidade dos projetos, como é o caso da Residência VY ANH de Khuon Studio, que combina elementos vazados metálicos com vegetação, ou do Edifício Residencial Chapireh do Bio-Design Architects, que constrói um padrão de fachada a partir de tijolos cerâmicos, ou ainda da Torre Forma Itaim por b720 Fermín Vázquez Arquitectos, que usa elementos vazados e cores para compor sua fachada.

Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 11 de 21
Edifício Residencial Chapireh / Bio-Design Architects. Image © Mohammad Hassan Ettefagh
Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 3 de 21
Torre Forma Itaim / b720 Fermín Vázquez Arquitectos. Image © Nelson Kon

Por fim, a arquitetura têm explorado as vantagens do elemento vazado também em usos pouco convencionais, como no projeto da Ampliação Ivanhoe de Modscape, em que as madeiras postas lado a lado na fachada servem mais para a permeabilidade visual do que para a ventilação, ou ainda na Casa Viewing Back de HYLA Architects que usa o padrão de elementos vazados na pérgola do teto, reproduzindo o jogo de luz e sombra dentro do ambiente.

Como usar elementos vazados na arquitetura residencial - Imagem 4 de 21
Casa Viewing Back / HYLA Architects. Image © Derek Swalwell

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Como usar elementos vazados na arquitetura residencial" 12 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978908/como-usar-elementos-vazados-na-arquitetura-residencial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.